quarta-feira, 24 de março de 2010

O que é MARKETING?


No fim da década de 90, as universidades passaram a agregar o nome Marketing aos cursos de “Publicidade e Propaganda”, e as empresas começaram a adotar esse novo conceito de forma tímida, porém, dando indícios de que essa nova ideologia seria de grande valia para a reciclagem e atualização de suas empresas no mercado.

Palavras como “Internet” e “globalização”, ganharam grande espaço nas revistas de Mercado e Economia e sempre junto delas o conceito Marketing, estava de alguma forma agregado.

Hoje, às vésperas do ano de 2009, a Internet já devastou o campo da comunicação e se tornou ferramenta fundamental para compras, vendas, trocas e informações valiosas das grandes empresas brasileiras. Basta a conexão telefônica ou à cabo cair por alguns segundos, para as empresas ficarem a beira do colapso. E o que antes eram apenas citações em argumentos de estruturação empresarial e vendas, o Marketing, tornou-se não só importantíssimo para as empresas globalizadas, como também “rebentou seus organogramas” e criou o seu espaço tornando-as dependentes de sua filosofia. Hoje, todas as empresas de alto padrão, possuem um Departamento de Marketing, e as que não o tem, ou têm uma agência de comunicação trabalhando para si, ou estão visivelmente fora do nível de seus concorrentes.

Mas de uma vez por todas e sem delongas: O que é MARKETING?

A palavra MARKETING, traduzida para o português significa: Mercado em ação! “Mercadando”,seria a expressão mais correta, ou seja “o mercado” que é um substantivo se tornando uma ação, um sujeito, um fenômeno em movimento.

Marketing é o processo de planejar e executar uma ação, é um estabelecimento de valores, promoções e distribuição de idéias, produtos e serviços, a fim de criar comércio que satisfaçam metas individuais ou grupais.

Ou seja, o marketing não é uma ciência, o marketing é tecnologia! Um indivíduo que estudou os livros de Philip Kotler na universidade e que, como eu, se formou em 2001, não representa em sua totalidade um profissional do marketing. Porque? Porque o marketing avança e se modifica conforme se modificam os meios de comunicação, a economia, a política e os relacionamentos sociais. É impossível estar preparado para usar o marketing em seu mercado e não ter conhecimentos básicos sobre todas as ramificações que sua empresa produz, tanto de trás, até chegar nela, quanto para frente, após passar por ela.

O mercado financeiro brasileiro em 2009 está fervilhando! A crise desencadeia uma imensidão de notícias negativas que desesperam empresários por todo o globo terrestre, mas enquanto você lê esse artigo, milhares de outros empresários “marketeiros” estão encontrando lacunas na crise e “tirando proveito” para faturar ainda mais em sua empresa.

Por isso não perca tempo! Seja você, empresário ou líder de qualquer setor. Estude, entenda, busque, tenha um setor de marketing em sua organização, ou contrate uma agência de comunicação para te assessorar, pois qualidade, atendimento e credibilidade já foram, mas não são mais, os únicos fatores decisivos na compra de um produto ou serviço. Com o grande avanço da globalização mundial, outras dezenas de tópicos foram acrescentadas ao fator “compra”, e para se manter no topo da concorrência eis o vosso maior aliado: o Marketing!


Ficai Firmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário