segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hipocrisia ou Pecado? Nas horas de crise o que fazer?


Uma cena no filme Forrest Gump, mostra o Tenente Dan num barco de pesca de camarão, erguido no mastro gritando em meio uma tempestade que quase levava o barco a pique, desafiando Deus e a natureza, com brados de blasfêmias e rancor sufocado. Ele havia perdido as pernas na guerra do Vietnã e achava que deveria ter morrido no campo de batalha ao invés de ter sua vida poupada. Após a tempestade vem a calmaria e o coração tempestuoso se transforma num coração grato e ele agradece por ter sua vida poupada.

Quantos de nós não passamos por momentos tribulosos onde nosso coração deseja realmente que tudo se acabe? Quantas situações nos enfrenta como verdadeiros exércitos de gigantes e nossos joelhos tremem na certeza de que não teremos forças para enfrentá-las? Como entender adversidades covardes que destróem nossos sentimentos nos levando pessoas amadas e nos deixando órfãos?

Será que Deus não nos compreende? Será que ele se esqueceu que somos fracos? Será que ele quer mesmo é nos machucar, nos ferir e ver até onde suportamos?

Já vi a hipocrisia do santos homens de Deus desafiando pessoas a serem fortes em momentos de fraqueza, já vi pai dando testemunho da morte da filha bebê, fingindo estar sendo amparado pela graça de Deus, sendo que seu mundo havia desmoronado.

Será que ao invés de mentir estar tudo bem, alguns palavrões, algumas ofensas, algumas palavras pesadas seja a quem fosse, não seriam melhor remédio do que uma gravata de linho fino, gel no cabelo e um discurso polido mais falso do que nota de R$ 25,00?

Eu acredito em um Deus humano! Sim, isso mesmo! Acredito em um Deus tão humano quanto eu, que viveu, sofreu e chorou frente a morte de um amigo! E que sabe que ser humano é ter o dom e o direito de se arrepender e ser perdoado e de ter dentro da matéria mais sem valor, a saber o pó da terra, um universo de sentimentos que nos matam e nos vivificam a cada dia.

Ninguem me muda o que penso, em momentos de crise, a hipocrisia é pior que as blasfêmias.

"Quando sou fraco, então sou forte" 2 Corintios 12.

Um comentário:

  1. Mew.. gostei! no momento da dor, o q mais ecôa na cabeça do sofredor é: p q eu, Sr.? Parece muito egoísta, mas é totalmente compreesível para um Deus que nos fez a Sua imagem e semelhança. Ele nos quer ver crescer em td, inclusive em sermos capazes de assumir nossas fraquezas.

    ResponderExcluir